Assassinos S/A - Volume II

Imagine o tamanho do susto que deve ser despertar e dar conta que está pendurado ao teto pelos pés (exatamente: de cabeça para baixo) e ainda por cima nu?! E como "toda desgraça para pobre é pouca", ainda por cima se ver em um lugar desconhecido e de aparência que só poderia ser definida como "asqueroso".

E é exatamente assim que o personagem Guilherme de "O Julgamento" se encontra.

Mas o quê parecia ser um sequetro, acaba se mostrando como um terrível e doloroso acerto de contas.

No entanto, Guilherme nunca havia visto a mulher de aparência lunática que o havia levado àquele lugar, tão pouco era o verdadeiro culpado do crime covarde e terrível do qual sua algoz lhe acusava.

Agora chega! Não vou falar mais nada por que, como é um conto, se eu falar mais alguma coisa posso acabar soltando spoiler e, vamos combinar, ser "estraga prazer" não faz meu gênero.

Ah, você não leu errado: "O Julgamento" é um conto que faz parte do antologia "Assassinos S/A - Volume 2" que - como você deve ter imaginado - reúne contos cujo tema são assassinatos.

Aposto que você deve estar se perguntando por que eu escolhi falar justamente sobre "O Julgamento", não é verdade? Acontece que, além de ser um dos melhores (na verdade, arrisco dizer que é o melhor) também é de autoria do meu amigo pessoal e de longa data George Ritter. E vamos deixar uma coisa bem clara: minha amizade com o George de nada tem haver com o fato desse conto em específico ser o meu favorito da antoligia.

O caso é que "O Julgamento" é muito bem desenvolvido. É incrível como em poucas páginas o autor conseguiu desenvolver os personagens e desenvolver o enredo em si tão bem; isso sem contar a descrição das ações dos personagens. Dá para sentir a raiva que move a mulher que prendeu Guilherme ali e, trocando de papel, dá para imaginar sem dificuldade o pavor que o rapaz passou durante aquele momento. E a parte da tortura - sim, ele vai ser torturado - é tão bem descrita, tão real, que dá medo até de se imaginar no lugar da "vítima".

Também gostei bastante de outros contos da Antologia. O quê é ótimo, pois é uma prova a mais que a Literatura Brasileira é rica em escritores talentosos e que sabem conduzir uma história; só precisamos torcer para que nossas editoras abram os olhos para isso, não é verdade?

Mas é indiscutível que "O Julgamento" é de longe o meu favorito.

11 comentários:

Jorge Oyafuso disse...

Oi Rafa! Esse livro parece ser bacana. Gosto de livros que envolvam mistérios.

Beijo!

Daniel Guarienti disse...

Adoro livros sobre assassinatos! Aquele mistério de "quem matou?" sempre me deixa com vontade de continuar lendo! Esse conto que tu comentou parece ser bem bacana! Parabéns pelo blog o/

Suellen disse...

Bem deu medo, mas deve ser legal ler, principalmente por ser um autor brasileiro e pela realidade que o livro passa. Se eu conseguir ler vou contar o que senti.

Adorei!

Marcos Bandini disse...

Adoro livros e filmes, é sempre muito aflitivo e envolvente! Parece ser muito interessante e é sempre bom ver o que a nova safra de autores brasileiros tem a oferecer.

Beijos, Rafa!

Luiz Ramôa Chaves disse...

Achei incrivelmente empacante, ADORO quando a história começa já te prendendo e mantêm um enredo tão incrível que te prende cada vez mais, me deu vontade de ler *---* adoro histórias de mistério, suspense, assassinato!! *---* Já fiquei imaginando filme e trilha sonora para a história UAHUAHUAHAUHAUH <3

Spessoto disse...

Muito bom ver esse tipo de livro como nacional! Reune diversos autores que mantem uma mesma essência. Ótimo!

Liineh disse...

Nunca li um livro com esse tema mais esse parece ser muito bom ,adoro ler livros que tem pessoas que são torturadas (não sei porque),o do HP quando a Hermione é torturada bom eu gostei daquela parte do livro e como nesse Guilherme também é acho que deve ser bem legal o livro (sim , sou doida ) aushauhsuahu'

Beijos .

Artur disse...

Parece um livro bem interessante!

biscoitagem disse...

Acho que nunca li livros desse tipo... Interessante.

Elisandra disse...

Nossa como pode só hoje eu ter lido algo sobre esse livro....ainda mais eu que amo um livro nesse estilo...louca para saber qual vai ser meu conto favorito...\o/....beijokas elis!!!!!

http://amagiareal.blogspot.com/

Gustavo Rafael disse...

O livro parece ser bastante legal, gosto do gênero suspense criminológico - se é que existe esse tipo de gênero ^^.
Quero muito ganhar esse livro.